4 dicas de alimentação saudável para combater o câncerpostado por Em


Para quem luta contra o câncer há uma série de desafios que devem ser enfrentados, como a dificuldade em obter medicamentos, realizar exames, saber qual é a alimentação adequada, dentre outras. Para ajudar a vencer tudo isso é essencial buscar informação. Você sabia que uma alimentação saudável é uma grande aliada para quem deseja combater o câncer?
Pesquisas apontam que unir uma boa alimentação com o tratamento auxilia na melhoria da doença e reduz o risco de morte.
A alimentação e a nutrição incorretas são consideradas como a segunda causa de câncer que poderiam ser evitadas. De acordo com os dados apresentados pelos levantamentos realizados, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, esses fatores contribuem para 20% dos casos de câncer e cerca de 35% das mortes.

Se você não quer que seus familiares ou amigos façam parte desses números, confira as dicas para melhorar a alimentação:

1-Evite consumir adoçantes artificiais: conhecidos também como edulcorantes, eles são acrescentados em diversos alimentos, bebidas e produtos light, diet ou zero. Por isso, o consumo excessivo causa vários problemas, como diarreia e dor de cabeça. Estudos mostraram que o aspartame, sacarina sódica e ciclamato de sódio contribuem para o surgimento do câncer. Dessa forma, é melhor dar adeus a eles!

2-Dê preferência para alimentos funcionais: são considerados alimentos que beneficiam a saúde e apresentam funções nutricionais básicas. O gengibre e o chá verde são alguns exemplos. O gengibre pode ser consumido por pessoas em tratamento contra o câncer, porque auxilia a evitar as náuseas causadas pela quimioterapia. Consuma-o de diversas maneiras: ralado, como tempero, em sucos, balas e saladas. Já o chá verde quando ingerido pela pessoa doente ajudará na eliminação do tumor. Mas, tenha cuidado! Especialistas afirmam que esses alimentos devem ser usados de forma moderada para gerar benefícios no organismo.
3-Troque a carne vermelha pelo peixe: consumir carne vermelha em excesso pode provocar câncer no intestino, pois apresenta alta quantidade de ferro heme e esse tipo de substância quando muito presente no organismo tem um efeito tóxico. Portanto, opte por incluir o peixe na sua dieta. Pesquisadores suíços afirmam que ele ajuda a proteger a pessoa contra a morte pela doença. Mas, não se esqueça de comê-lo assado ou feito a vapor, porque assim é possível preservar o ômega 3 e a astaxantina. Encontrados no salmão e atum, o ômega 3 auxilia na redução do colesterol e nos riscos da pessoa ter
câncer de mama e próstata. A astaxantina atua como antioxidante e potencializa outras substâncias antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória. Ela é encontrada em peixes com coloração avermelhada, como truta e salmão, e também no camarão.
4- Inclua alimentos de origem vegetal na dieta: legumes, frutas, verduras, sementes, nozes, cereais integrais e outras leguminosas diminuem a ação de compostos cancerígenos nas células e corrigem o DNA que sofreu o dano. Caso a célula tenha sido modificada e o DNA não possa ser mais corrigido, esses compostos provocam a morte dela e impedem a sua multiplicação.
Como prevenir o câncer?
Os pesquisadores britânicos, Richard Peto e Richard Doll, avaliaram que cerca de 30% dos casos de câncer no mundo são associados à alimentação inadequada.
Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer, o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, o Instituto Nacional do Câncer e diversas outras instituições recomendam que a pessoa consuma diariamente 5 porções de frutas e verduras para se prevenir da doença.
Por isso, ter uma alimentação saudável é o melhor caminho para quem não pretende ter ou já adquiriu a doença. Comece a colocar em prática essas dicas e tenha mais qualidade de vida!
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